As obras do Hospital Central, que deveriam ter sido concluídas neste ano, seguem lentas e empurraram a inauguração da nova unidade de Saúde. Nesta terça-feira (25), deputados estaduais visitaram o canteiro de obras no hospital.
Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo (União), o novo prazo é entregar a estrutura até dezembro e dar início aos atendimentos somente em 2025.
“É lógico que atrasou o nosso cronograma. Nossa previsão era já ter inaugurado ele [Hospital Central]. A construtora atrasou e agora a nossa previsão é de finalizar equipamento e edificação até dezembro para poder inaugurar logo no início do ano [2025]”, explicou Gilberto Figueiredo.
De acordo com Gilberto Figueiredo, os dois anos de pandemia comprometeram o desempenho da obra. "Era difícil até fazer trabalhador sair de casa para trabalhar", comentou.
Conforme a Secretaria estadual de Saúde (SES-MT), por mês, o Hospital Central terá capacidade para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames. O novo projeto prevê 10 salas cirúrgicas, 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria.
Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense.
Entre as especialidades previstas para o Hospital Central estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral.